Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Qual o Melhor acabamentos para madeira?

Uma das descobertas mais importantes do homem é o uso da madeira para fins arquitetônicos e estéticos. Ao longo dos anos, a madeira ganhou grande popularidade em arquitetura e objetos e é usada na fabricação de móveis, construção e uma série de outras aplicações.

Como em todos os materiais, a madeira precisa de manutenção e acabamento para se manter em boa forma e durar mais tempo. Existem algumas maneiras pelas quais a madeira pode ser mantida, mas um método eficaz é com acabamento em madeira. Isso impede que ela se deteriore e garante que sua beleza não seja perdida.

Existem vários tipos de acabamento de madeira e a adequação de cada um depende do uso do material. Portanto, ao decidir o método mais apropriado de finalização, existem algumas dicas que você pode querer considerar.

Tipos de acabamentos de madeira

Acabamentos de madeira e revestimentos podem ser difíceis de remover uma vez aplicados, e é por isso que é uma boa ideia pensar bem antes de decidir sobre o produto certo.

Um fator importante a considerar se a madeira será usada em ambientes fechados ou ao ar livre. Por exemplo, se a madeira for exposta a elementos externos, como um deck , ela precisa de um acabamento que consiga suportar o sol severo e condições climáticas úmidas.

A seguir estão alguns dos tipos de acabamentos de madeira e suas características:

Óleo

A lubrificação oferece boa proteção contra a sujeira e permeia a madeira para destacar suas características e cores naturais.

O óleo de madeira é resistente à água e ao álcool e pode ser utilizado para fins interiores e exteriores. É particularmente bom para acessórios externos, como revestimento de madeira , devido à sua capacidade de evitar danos causados ​​pela umidade, além de fornecer um acabamento natural.

No entanto, o óleo não é muito durável e precisa ser reaplicado periodicamente. A primeira aplicação também é bastante difícil porque o revestimento precisa ser feito várias vezes antes da absorção total e a superfície da madeira precisa lixada antes da aplicação.

 

Cera

A cera é um acabamento decorativo translúcido frequentemente usado para proteção de madeira e tem uma vantagem particular : pode ser usado sozinho ou por cima de outro acabamento.

É fácil de aplicar e oferece uma ótima aparência estética. Um dos principais benefícios desse tipo acabamento é sua alta resistência ao calor, o que é muito útil para regiões quentes ou ensolaradas e é ideal para uso interno quando usado sozinho. Por outro lado, a cera oferece proteção a curto prazo e precisa de reaplicação frequente para manter seu verdadeiro acabamento.

Verniz

O verniz é um acabamento duro e protetor, oferece boa proteção contra calor, água, álcool, etc. e é resistente ao impacto. O verniz é uma opção de acabamento de madeira altamente durável. O verniz é transparente em madeira e pode ser removido com o auxilio de removedores de tinta. É adequado para ambientes internos e externos.

 

 

Laca

A laca é um acabamento fino e altamente durável que fornece excelente proteção contra sujeira, água e muitas outras substâncias. Seca muito rápido, o que significa um tempo de revestimento mais curto. É mais comumente pulverizado.

A madeira deve ser adequadamente lixada e limpa imediatamente antes da aplicação da laca. Você precisará aplicar a laca lenta e uniformemente sobre a superfície da madeira e, mais importante, manter a distância necessária (de cerca de 18 polegadas) para obter melhores resultados. Itens necessários para um acabamento de laca incluem:

 

 

Conclusão

Acabamento oferece embelezamento de longa duração e proteção para o seu material de madeira. Com a grande variedades  de acabamentos disponíveis é possível aumentar a vida útil da madeira.

Curtiu as dicas? Aqui na Serraria Nichele você encontra as melhores opções de madeira, trabalhamos com produtos licenciados de alta qualidade. Entre em contato com nossa equipe de atendimento e solicite um orçamento.



Deixe uma resposta